terça-feira, 18 de junho de 2013

LITERATURA BRASILEIRA

O CORTIÇO

Como as questões de trabalho e consumo podem ser percebidas no livro O Cortiço? Obra prima da escola Naturalista.

Este blog tem a intenção de atualizar ou melhorar os conhecimentos de nossos leitores sobre nossa Literatura. Em especial, nesta pagina, iremos analisar a obra O Cortiço de Aluísio de Azevedo que se encaixa na escola Naturalista e as relações de trabalho e consumo existentes no texto, explorando as influências e atitudes dos personagens diante das opções de trabalho e consumo da época.

A Obra abaixo de Tarsila do Amaral, considerada uma das principais artistas da era Modernista e precursora da semana de arte moderna de 1920, foi escolhida para ilustrar o início desta página, por retratar de maneira única o que poderia ser um Cortiço.


Saiba mais em: 
Tarsila do Amaral

Esta tela nos lembra de maneira muito poética e suave as relações de convivência humana em um cortiço? Favela? Comunidade? Nesta introdução à literatura naturalista, vamos poder de fato entender como funcionam as relações humanas, nem sempre poéticas ou suaves.


Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/divirta-estudando/estude-as-obras-literarias-da-fuvest-%E2%80%93-o-cortico. Acesso em: 18 de jun. 2013.


Escola Naturalista  


O naturalismo ocorre basicamente na mesma época do realismo; alguns dizem que o naturalismo é apenas uma manifestação do realismo, mas as diferenças são bem visíveis.



O naturalismo tenta explicar que o homem é modificado pelo ambiente em que vive e que a natureza influi na razão. Diferente do romance realista que presa a classe social dominante, o romance naturalista presa a comunidade mais pobre. Podemos ver isso claramente ao ler a obra o cortiço de Aluísio de Azevedo.



Brasil: O mulato de Aluísio de Azevedo (1881)



Principais autores



  •         Aluísio Azevedo
  •         Domingos Olímpio
  •         Inglês de Sousa
  •         Júlio Ribeiro
  •         Manuel de Oliveira Paiva


Saiba mais em:

Para entender melhor 

O Cortiço cresceu de maneira rápida e desordenada, do dia para a noite em alguns casos, pois nem todo o material usado na construção era de origem honesta, e chegava aos montes. Um dos protagonistas, João Romão, que está mais ligado ao consumo de bens e títulos (este último, o seu maior objeto de desejo), saia pela cidade à procura de outras construções e, quando as achava, ia de madrugada e pegava o material que podia. Sendo assim pedreiros e ajudantes trabalhavam freneticamente, dia e noite, várias noites.

Disponível em: http://nossacasanossabencao.blogspot.com.br. Acesso em: 18 de jun. 2013.

Mas mesmo diante de tanta falta de caráter havia quem sempre encontrasse um jeito de ganhar a vida com trabalho honesto no meio daquela bagunça organizada. 

Trabalho honesto e digno frente ao caos...
Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/divirta-estudando/estude-as-obras-literarias-da-fuvest-%E2%80%93-o-cortico. Acesso em: 18 de jun. 2013.

O Trabalho, atividade sugerida a professores:

Convide os alunos a ler a obra O Cortiço de Aluísio Azevedo e analisar as diversas e, às vezes, intrincadas relações de trabalho e consumo no decorrer da leitura da obra cuja narrativa esta toda intermeada de situações reais de trabalho e consumo, de uma população sofrida.

Os alunos não gostam de ler???   

 Assista ao filme!
Disponível em: http://anima-vita.blogspot.com.br. Acesso em: 18 de jun. 2013.
  

 Disponível em: http://www.capasbr.org/2010/11/o-cortico.html. Acesso em: 18 de jun. 2013.

Pode-se também oferecer aos alunos uma sessão de cinema...estrelando Betty Faria, Mario Gomes, Armando Bogus e Betriz Segal, com certeza os mais preguiçosos terão aquele incentivo extra para abrir o livro e conferir palavra por palavra o que tanto se fala dessa história e também analisar o desempenho dos atores na interpretação dos personagens...um verdadeiro exercício de formação de futuros leitores críticos, e quem sabe futuros críticos de cinema, teatro ou literatura?

O filme está disponível no site Netflix e retrata muito bem os melhores momentos da obra.

Cena do filme
Disponível em: http://www.literaturaemfoco.com/?p=5270. Acesso em: 18 de jun. 2013.

Na cena abaixo, Rita Baiana dança em meio ao povo, alegre e faceira, cheia de charme. o povo para. Todos querem apreciar sua beleza e seu rebolado.

 Encanto, desejo e beleza
Disponível em: http://www.portalk3.com.br/Artigo/cinema/sesc-exibe-o-filme-o-cortico-neste-domingo. Acesso em: 18 de jun. 2013. 

Assista ao trailer do filme "O Cortiço":
  

Prepare a pipoca e curta o filme!!! É só clicar no vídeo acima.


Durante todo a história pode-se ver o trabalho digno e honesto, mas este, dos menos favorecidos, esses operários, lavadeiras e escravos estão retratados ao longo de toda a história.

 Homens trabalham na pedreira sem parar 
Disponível em: http://lilianportelit.blogspot.com.br/2010/09/o-cortico-hq.html. Acesso em: 18 de jun. 2013.
 
Vamos ver o trabalho duro dos homens negros alforriados ou não que viviam trabalhando para o sustento de suas famílias, ou de seus patrões.

As mulheres que lavavam para fora ou faziam toda sorte de trabalhos domésticos.

 As lavadeiras que não param de trabalhar 
Disponível em: http://lilianportelit.blogspot.com.br/2010/09/enredo-de-o-cortico-aluisio-de-azevedo.html. Acesso em: 18 de jun. 2013.

Pedreiros e ajudantes que não paravam de construir os barracos, os trabalhadores não tinham uma folga João Romão estava sempre de olho em tudo.

 Trabalhadores explorados! 
Disponível em: http://images03.olx.com.br. Acesso em: 18 de jun. 2013.
Os personagens: 

Consumo, consumismo, consumista.

A trajetória de João Romão e sua Ascensão social movida por uma necessidade intensa de consumir títulos, riqueza e posição social.

A ascensão de João Romão foi rápida mas a duras penas.

João Romão obcecado pelo consumo de títulos de nobreza!
Disponível em: http://rodrigorosablog.blogspot.com.br. Acesso em: 18 de jun. 2013.
A exploração do trabalho escravo ou contratado devido à ganância e à pressa no acumulo de riquezas. João Romão não teve dúvidas ou piedade; fez de tudo que pode para poder subir um degrau ou dois na escala social e conseguiu a duras penas o título que tanto queria.
 
A ideia de ter sem se importar em ser no universo de João Romão era o que movia seus instintos.

Manipulação, roubo, desonestidade, traição, sexo...
 Disponível em: http://rodrigorosablog.blogspot.com.br. Acesso em: 18 de jun. 2013.
 
O Miranda, este sim um verdadeiro comerciante português, rival de João Romão, morava em um bonito sobrado de esquina, ao lado do Cortiço.


Acomodado e aproveitador com pompa de requinte 
Disponível em: http://rodrigorosablog.blogspot.com.br. Acesso em: 18 de jun. 2013.

Dona Estela, esposa de Miranda, trai o marido com outros homens e com Henriquinho. O marido finge que não sabe. A esposa se vale do ótimo dote financeiro para fazer o que quiser.


Não gosta do marido nem da filha 
Disponível em: http://rodrigorosablog.blogspot.com.br. Acesso em: 18 de jun. 2013.
 
Bertoleza, coitada, não deu a mesma sorte, pensou que estava com um bom partido e iria se livrar do mando dos homens, ser livre e ainda viver com um homem branco e português.

Enganada pelas aparências
Disponível em: http://rodrigorosablog.blogspot.com.br. Acesso em: 18 de jun. 2013.


"O cortiço" em quadrinhos:

Caso os alunos não queiram ver o filme, temos a versão em quadrinhos. Muito boa e com ótimas ilustrações.
 
Para todos os alunos mais resistentes à leitura de livros, vale muito investir nesta ideia. Os quadrinhos apaixonam e empolgam a todos.

Uma boa opção de HQ de "O Cortiço" é a adaptação de Rodrigo Rosa e Ivan Jaf, lançada pela Editora Ática. Rosa e Jaf fizeram intensa pesquisa para reconstituir a paisagem do morro carioca com seus cortiços no século XIX.

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/divirta-estudando/estude-as-obras-literarias-da-fuvest-%E2%80%93-o-cortico. Acesso em: 18 de jun. 2013.

Outra versão em quadrinhos faz parte da coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos e foi adaptada Rodrigo Vilachã. A obra traz o texto de Azevedo na íntegra. Acompanhado das ilustrações.

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/divirta-estudando/estude-as-obras-literarias-da-fuvest-%E2%80%93-o-cortico. Acesso em: 18 de jun. 2013.

Leia o resumo da obra:

Sobre o autor

  Aluísio Azevedo, expoente do naturalismo
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alu%C3%ADsio_Azevedo. Acesso em: 18 de jun. 2013.

Para saber sobre a vida de Aluísio Azevedo, clique no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário